Rádios AM precisam de mudança de faixa para manter os ouvintes
O Rádio AM ocupa a mais antiga faixa de frequências a serviço da radiodifusão, entre 535 e 1.705 quilohertz (kHz). O rádio FM está na faixa de 87,5 a 108 megahertz (MHz). O total de estações de ondas médias (AM) no Brasil chega a 1.759, enquanto o FM são 2.838.
Hoje, a e rádio AM sofre muitas interferências e vem perdendo a qualidade técnica, na recepção, por ingerências de fontes de ruído externas, tais como motores de veículos, interferência de computadores, bloqueios por prédios e lâmpadas fluorescentes, muito comuns em residências (raramente um táxi sintoniza uma rádio AM).
O AM vem perdendo claramente mercado, conforme dados do Ibope sobre a audiência do meio rádio. O último boletim de audiência, referente a outubro/dezembro de 2009, para a Cidade do Rio de Janeiro, mostra que ela possui 23 rádios AMs, sendo que as cinco primeiras são: Globo, Tupi, CBN, Rio de Janeiro e Nova, e o percentual total de AM no universo rádio são de 24,0% contra 76,0%.
Algumas empresas que possuem frequências nas duas faixas estão migrando o conteúdo do AM, geralmente de boa qualidade, para o FM. Estão também usando um novo veículo: a Internet. Com isto os ouvintes do AM vão perdendo cada vez mais o hábito de ouvir esta faixa desestimulando a fabricação de receptores.
A solução mais provável é transferir as transmissões para faixas dos canais 5 e 6 de televisão, que serão abandonados pelas emissoras de TV ao passarem para a tecnologia digital.
Não é difícil enfrentar e resolver o problema, desde que a Abert, as associações estaduais de radiodifusão e a indústria de receptores se unam em torno do ministro Hélio Costa, objetivando trocar a faixa de operação.
Perfil
- Tininho Vereador
- São Francisco de Itabapoana, Rio de Janeiro,Brasil
- Florentino Cerqueira Azevedo (Tininho), entrei na politica em 1999,via Ex-Presidente da CMFSI Chiquinho Santana, no ano de 2001, funcionário público municipal concursado no cargo de economista, fui Sub-secretario de ADM da PMSFI quando Prefeito Pedro Cherene, até 2008; candidato a vereador pela 1ª vez, fui eleito com 1.651 votos na legenda do DEM; e fiquei na história como o mais votado do Município, sendo em seguida eleito Presidente do Legislativo sanfranciscano. Economista formado pela Candido Mendes, cursei Mestrato em Ecomonia Empresarial, na candido Mendes. Nascido em São Francisco de Itapaboana-RJ, na localidade de Imburi, filho de Florecilda e de Manoel Azevedo (Nezinho), tendo como irmãos Luciano e Maxsuel (Cocóia). Casado com Rachel Cerqueira e pai de Lara Cerqueira. Como Vereador reeleito em 2012, com 1208 votos, tenho reunido com meus colegas vereadores, e solicitado a todos, o melhor entrozamento com o Poder Executivo para que possamos promover o desenvolvimento tão sonhado do nosso Município. Tenho entre os meus objetivos aproximar o Legislativo Municipal da sociedade, na busca de soluções por meio de caminhos sustentáveis para o futuro da nossa Cidade.
Notícias
segunda-feira, 8 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário