Perfil

São Francisco de Itabapoana, Rio de Janeiro,Brasil
Florentino Cerqueira Azevedo (Tininho), entrei na politica em 1999,via Ex-Presidente da CMFSI Chiquinho Santana, no ano de 2001, funcionário público municipal concursado no cargo de economista, fui Sub-secretario de ADM da PMSFI quando Prefeito Pedro Cherene, até 2008; candidato a vereador pela 1ª vez, fui eleito com 1.651 votos na legenda do DEM; e fiquei na história como o mais votado do Município, sendo em seguida eleito Presidente do Legislativo sanfranciscano. Economista formado pela Candido Mendes, cursei Mestrato em Ecomonia Empresarial, na candido Mendes. Nascido em São Francisco de Itapaboana-RJ, na localidade de Imburi, filho de Florecilda e de Manoel Azevedo (Nezinho), tendo como irmãos Luciano e Maxsuel (Cocóia). Casado com Rachel Cerqueira e pai de Lara Cerqueira. Como Vereador reeleito em 2012, com 1208 votos, tenho reunido com meus colegas vereadores, e solicitado a todos, o melhor entrozamento com o Poder Executivo para que possamos promover o desenvolvimento tão sonhado do nosso Município. Tenho entre os meus objetivos aproximar o Legislativo Municipal da sociedade, na busca de soluções por meio de caminhos sustentáveis para o futuro da nossa Cidade.

Notícias

quarta-feira, 31 de março de 2010

Coordenador da Habitat diz que São João da Barra vai impactar o mundo

São João da Barra tem grandes desafios para planejar o desenvolvimento sustentável, mas o que me chamou mais a atenção aqui foram os projetos que têm aproveitamento das vocações locais. O meu compromisso com a prefeita Carla Machado é que sua cidade vai impactar o mundo, porque será um laboratório internacional”. A declaração de efeito foi proferida na tarde de ontem pelo consultor Sênior de Políticas da ONU-Habitat, Nicholas You, que visitou ontem o município de São João da Barra após ter promovido na Zona Portuária do Rio de Janeiro, na semana passada, a “Campanha Urbana Mundial: Iniciativa das 100 Cidades”, lançada durante o maior evento de urbanismo do planeta, o V Fórum Urbano Mundial.


O representante da ONU apontou o planejamento como principal fator de desenvolvimento. Ele elogiou o programa de governo de Carla Machado que tem base no desenvolvimento ambiental, na economia e no desenvolvimento social, com foco na tecnologia e na preparação da juventude do município para aproveitamento das oportunidades que surgem com os grandes empreendimentos atraídos para a região.

Desenvolver sem perder a identidade – Nicholas You ressalta que “é muito importante promover o desenvolvimento, mas de forma a preservar a história local para as gerações futuras”, disse, ao mencionar nominalmente ações do governo local, como a restauração do histórica Estação Ferroviária, transformada em Estação das Artes, com temas da cultura sanjoanense; e ainda a iniciativa de fazer a recuperação de prédios antigos, como o Teatro.

O objetivo do programa é promover o intercâmbio entre gestores de cidades de vários continentes do planeta onde as experiências foram positivas com programas de desenvolvimento sustentável. Nicholas defendeu o intercâmbio entre os governantes e os cidadãos, que devem propôr soluções para problemas comuns vividos nas aglomerações urbanas.

A iniciativa da ONU em desenvolver o programa se dá em função de um estudo que projeta para 2025 a população mundial das cidades em 4,3 bilhões de pessoas (expectativa de 70% da população global) e o surgimento de pelo menos sete novas magalópoles. Daí a necessidade de formular políticas públicas que possam amenizar os efeitos do crescimento acelerado. De acordo com Nicholas, o segredo para promover o desenvolvimento sustentável é ouvir a população e acrescentou: “identifica-se os fatores negativos e positivos e adota-se medidas que possam maximizar os positivos e minimizar os efeitos negativos, com a participação de todos”, ensinou.

A prefeita Carla Machado voltou a demonstrar sua preocupação com o crescimento populacional acelerado, diante das demandas decorrentes por conta da implantação do Complexo Portuário-industrial do Açu, mas apresentou uma série de medidas já adotadas para minimizar os impactos negativos para a população, dentre elas as inúmeras parcerias com universidades e instituições do ensino profissionalizante para preparar a população para as oportunidades de melhores empregos e renda. O planejamento da cidade, com a realização pela primeira vez do Plano Purianual com a participação da sociedade foi apresentado como um avanço, porque proporcionou a indicação de medidas em várias áreas para promover o desenvolvimento sem perder de vista a valorização da pessoas.

Carla classificou um grande passo a inclusão de São João da Barra na “Iniciativa das 100 Cidades”, que integra o primeiro grupo de 25 municípios do mundo a ser trabalhado como modelo de desenvolvimento sustentável.

O diario.

Um comentário:

paulo rogerio disse...

um dia sfi vai ser assim?