Perfil

São Francisco de Itabapoana, Rio de Janeiro,Brasil
Florentino Cerqueira Azevedo (Tininho), entrei na politica em 1999,via Ex-Presidente da CMFSI Chiquinho Santana, no ano de 2001, funcionário público municipal concursado no cargo de economista, fui Sub-secretario de ADM da PMSFI quando Prefeito Pedro Cherene, até 2008; candidato a vereador pela 1ª vez, fui eleito com 1.651 votos na legenda do DEM; e fiquei na história como o mais votado do Município, sendo em seguida eleito Presidente do Legislativo sanfranciscano. Economista formado pela Candido Mendes, cursei Mestrato em Ecomonia Empresarial, na candido Mendes. Nascido em São Francisco de Itapaboana-RJ, na localidade de Imburi, filho de Florecilda e de Manoel Azevedo (Nezinho), tendo como irmãos Luciano e Maxsuel (Cocóia). Casado com Rachel Cerqueira e pai de Lara Cerqueira. Como Vereador reeleito em 2012, com 1208 votos, tenho reunido com meus colegas vereadores, e solicitado a todos, o melhor entrozamento com o Poder Executivo para que possamos promover o desenvolvimento tão sonhado do nosso Município. Tenho entre os meus objetivos aproximar o Legislativo Municipal da sociedade, na busca de soluções por meio de caminhos sustentáveis para o futuro da nossa Cidade.

Notícias

domingo, 28 de março de 2010

Um novo prefeito assume as antigas dívidas de Carapebus

Paulo Renato Pinto Porto


Apesar da condição de município produtor de petróleo, Carapebus acumula dívidas em torno de R$ 28 milhões, herança deixada pela gestão anterior e que terá que ser administrada pelo prefeito Amaro Fernandes de Souza (PRB), que tomou posse no último dia 19, na prefeitura do município, de 9 mil habitantes. Além das dificuldades em administrar as finanças, o novo governante terá pela frente outros desafios, como a atual falta de perspectiva da população em relação a empregos no município.

A esperança era a criação de um distrito industrial, denominado Zona Especial de Negócios (ZEN), mas que ainda não produziu melhores resultados. “A Zona Especial de Negócios só existe no nome, não há nada instalado no local. Trata-se de um terreno vazio, um projeto que não saiu do papel”, disse o secretário de Comunicação da prefeitura, Dionício Brito. Amaro Fernandes quer criar programas de incentivos de modo a atrair empreendimentos para a ZEN.

O novo prefeito também pretende investir mais recursos nos setores essenciais como a Saúde e Educação. A prioridade de Amaro Fernandes é a instalação efetiva do centro cirúrgico para a realização de pequenas cirurgias, hoje feitas em Macaé, e a recontratação de novos médicos. Na educação, o prefeito anuncia um plano de capacitação de professores.

Enquanto não consolida projetos para combater o desemprego, o prefeito busca resolver o problema dos que precisam se deslocar até Macaé, já que grande parte dos moradores de Carapebus trabalha no vizinho município. Amaro quer disponibilizar mais horários de ônibus nos períodos de maior movimento de passageiros. O Orçamento anual do município é da ordem de R$ 54 milhões.

Com relação ao novo secretariado, apenas um nome dos quadros da administração anterior foi aproveitado: José Carlos Alexandre Rosa, titular da Secretaria de Fazenda. Os novos ocupantes de cargos em primeiro escalão são Marcelo Souza (Gabinete); Marcus Paes Henriques (Controle Interno); Junior César Melquiades (Gerência Municipal); Elson Leite Azevedo (Governo); Salim Selem Neto (Procuradoria Geral); Janete Nunes Cordeiro (Cultura); Lenise Monteiro Nunes (Saúde); Rodrigo Lopes (Planejamento e Desenvolvimento Urbano); Jean Ribeiro Barbosa (Indústria e Comércio); Alberci Ribeiro (Administração); Dionício Brito (Comunicação Social); Antônio Marcos Santos Silva (Segurança e Trânsito); Antônio Amauri Torres Filho (Transportes); Luis César Pereira Martins (Agricultura); Roberto Carlos Rocha Pinto (Meio Ambiente e Turismo); Benerjan Tavares (Esportes e Lazer); Antônio Panezi (Obras); Mariano José Gomes (Serviços Públicos); Valdenir Barcelos Braga (Educação); e Anselmo Ribeiro Azevedo (Promoção Social).

Amaro Fernandes dos Santos as eleições por 5.055 votos contra Francisco Alipio Fragoso (PMDB), que obteve 2.989. A cidade tem 9.278 eleitores

O prefeito Eduardo Cordeiro, que apoiou Chiquinho Fragoso, venceu as últimas eleições municipais em outubro de 2008, mas teve a candidatura cassada pela Justiça Eleitoral porque suas contas foram rejeitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Cordeiro também responde a processos criminais.

Desde janeiro do ano passado, o município era comandado pelo presidente da Câmara, Sebastião Batista Messa (PSB), que assumiu após a cassação da candidatura de Cordeiro. Tiãozinho, como é conhecido, retorna então à presidência do Legislativo.

Nenhum comentário: