Perfil

São Francisco de Itabapoana, Rio de Janeiro,Brasil
Florentino Cerqueira Azevedo (Tininho), entrei na politica em 1999,via Ex-Presidente da CMFSI Chiquinho Santana, no ano de 2001, funcionário público municipal concursado no cargo de economista, fui Sub-secretario de ADM da PMSFI quando Prefeito Pedro Cherene, até 2008; candidato a vereador pela 1ª vez, fui eleito com 1.651 votos na legenda do DEM; e fiquei na história como o mais votado do Município, sendo em seguida eleito Presidente do Legislativo sanfranciscano. Economista formado pela Candido Mendes, cursei Mestrato em Ecomonia Empresarial, na candido Mendes. Nascido em São Francisco de Itapaboana-RJ, na localidade de Imburi, filho de Florecilda e de Manoel Azevedo (Nezinho), tendo como irmãos Luciano e Maxsuel (Cocóia). Casado com Rachel Cerqueira e pai de Lara Cerqueira. Como Vereador reeleito em 2012, com 1208 votos, tenho reunido com meus colegas vereadores, e solicitado a todos, o melhor entrozamento com o Poder Executivo para que possamos promover o desenvolvimento tão sonhado do nosso Município. Tenho entre os meus objetivos aproximar o Legislativo Municipal da sociedade, na busca de soluções por meio de caminhos sustentáveis para o futuro da nossa Cidade.

Notícias

terça-feira, 13 de abril de 2010

Esclareça suas dúvidas sobre a vacinação da gripe suína

Tire suas dúvidas sobre os efeitos colaterais?


Febre, dores no corpo, sensação de moleza, dor no local da injeção e vermelhidão na pele por até 72 horas são as principais reações adversas. Os especialistas lembram que a vacina não causa a gripe nem aborto espontâneo em gestantes no primeiro trimestre.
,

Todos receberão o mesmo tipo de vacina?


Não. Segundo Isabella Ballalai, os postos de saúde terão cinco tipos de vacinas. Elas serão dadas de acordo com o perfil do paciente. Grávidas, por exemplo, não poderão tomar vacina com adjuvantes (substância misturada a vacina que estimula uma resposta mais forte do sistema imunológico).

Quem tomar a vacina de gripe suína tem que tomar a de gripe também?


Sim. Cada vacina protege contra cepas específicas do vírus. Tomar a vacina de gripe sazonal não garante proteção contra a gripe A e vice-versa. Alguns laboratórios produziram vacinas combinadas, que estarão disponíveis em clínicas particulares. A médica Maria Cristina afirma que não há problema algum em tomar a vacina combinada ou as duas separadas, pois o efeito no organismo será o mesmo.

Que tipos de doença crônica deixam a pessoa mais vulnerável à gripe?

.Obesidade grau 3 – antiga obesidade mórbida (crianças, adolescentes e adultos);

.Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar);

.Asmáticos (formas graves);

.Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória; Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular);

.Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);

.Diabetes mellitus;

.Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral);

.Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise);

.Doença hematológica (hemoglobinopatias);

.Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki);

.Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;

.Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

O vírus da gripe suína muda? É possível que nesta temporada o vírus não esteja tão letal?

- Uma das características do vírus é sua capacidade de mutação e todas as forças tarefas internacionais estão atentas. As medidas adotadas pelo Ministério da Saúde no Brasil segundo orientações da OMS apontam para um cenário positivo, uma vez que pelo menos 1/3 da população brasileira será vacinada – explica Maria Cristina.

Isabella Ballalai afirma que não há motivo para temer a vacina:


- Apesar do que possa parecer, a vacina não foi inventada do dia pro outro. Sua base já existia, assim como a tecnologia usada para fabricá-la. O que os pesquisadores precisaram separar foi a cepa da nova gripe.

Nenhum comentário: