Perfil

São Francisco de Itabapoana, Rio de Janeiro,Brasil
Florentino Cerqueira Azevedo (Tininho), entrei na politica em 1999,via Ex-Presidente da CMFSI Chiquinho Santana, no ano de 2001, funcionário público municipal concursado no cargo de economista, fui Sub-secretario de ADM da PMSFI quando Prefeito Pedro Cherene, até 2008; candidato a vereador pela 1ª vez, fui eleito com 1.651 votos na legenda do DEM; e fiquei na história como o mais votado do Município, sendo em seguida eleito Presidente do Legislativo sanfranciscano. Economista formado pela Candido Mendes, cursei Mestrato em Ecomonia Empresarial, na candido Mendes. Nascido em São Francisco de Itapaboana-RJ, na localidade de Imburi, filho de Florecilda e de Manoel Azevedo (Nezinho), tendo como irmãos Luciano e Maxsuel (Cocóia). Casado com Rachel Cerqueira e pai de Lara Cerqueira. Como Vereador reeleito em 2012, com 1208 votos, tenho reunido com meus colegas vereadores, e solicitado a todos, o melhor entrozamento com o Poder Executivo para que possamos promover o desenvolvimento tão sonhado do nosso Município. Tenho entre os meus objetivos aproximar o Legislativo Municipal da sociedade, na busca de soluções por meio de caminhos sustentáveis para o futuro da nossa Cidade.

Notícias

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Terremoto do Chile não traz risco para o Brasil

Professor do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Unb), o sismólogo Lucas Vieira de Barros garante que o terremoto de 8,8 graus que aconteceu no Chile não oferece riscos para o Brasil, apesar de moradores de São Paulo terem sentido tremores . Ele explica que um terremoto dessa magnitude pode ser percebido a até três mil quilômetros de distância, como é o caso de São Paulo. Segundo o especialista, a onda sísmica, em terra, se propaga numa velocidade de 20 mil a 30 mil quilômetros por hora. No mar, anda a 600 quilômetros por hora. O terremoto foi sentido no Brasil devido a imensa quantidade de energia liberada abruptamente no ponto de origem. Esta energia é convertida em ondas sísmicas, que fazem o chão balançar e chacoalhar e se propagam por toda a Terra. Quando esta onda passa em locais de edifícios altos, o chão balança e os prédios também. Um edifício funciona como um pêndulo invertido, ou seja, nas extremidades as oscilações são maiores. As pessoas em São Paulo podem ter visto o lustre e a televisão balançarem, mas essas oscilações não são capazes de produzir nenhum tipo de dano. O especialista ressaltou que quanto mais distante do terremoto, menor o risco, já que as ondas perdem energia e vão se atenuando.


(Especialistas afirmam que terremoto era previsível)

O físico Humberto Travaglia, do Observatório Sismológico de Brasília, explica também que o tipo de solo de São Paulo contribuiu para o fenômeno.

- O tremor foi sentido em São Paulo, porque o solo de lá é mais sedimentar, ou seja, mais solto. Esse tipo de solo aumenta a amplitude da onda sísmica - explicou. Além do terremoto de 8,8 graus no Chile, o observatório da UNB registrou mais 12 tremores de menor intensidade, entre 6 graus e 6,5 graus nas imediações do grande sismo.

O chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), Jorge Sands, informou que Brasília e Curitiba, também podem ter sofrido reflexos por causa da altitude.

Nenhum comentário: