Perfil

São Francisco de Itabapoana, Rio de Janeiro,Brasil
Florentino Cerqueira Azevedo (Tininho), entrei na politica em 1999,via Ex-Presidente da CMFSI Chiquinho Santana, no ano de 2001, funcionário público municipal concursado no cargo de economista, fui Sub-secretario de ADM da PMSFI quando Prefeito Pedro Cherene, até 2008; candidato a vereador pela 1ª vez, fui eleito com 1.651 votos na legenda do DEM; e fiquei na história como o mais votado do Município, sendo em seguida eleito Presidente do Legislativo sanfranciscano. Economista formado pela Candido Mendes, cursei Mestrato em Ecomonia Empresarial, na candido Mendes. Nascido em São Francisco de Itapaboana-RJ, na localidade de Imburi, filho de Florecilda e de Manoel Azevedo (Nezinho), tendo como irmãos Luciano e Maxsuel (Cocóia). Casado com Rachel Cerqueira e pai de Lara Cerqueira. Como Vereador reeleito em 2012, com 1208 votos, tenho reunido com meus colegas vereadores, e solicitado a todos, o melhor entrozamento com o Poder Executivo para que possamos promover o desenvolvimento tão sonhado do nosso Município. Tenho entre os meus objetivos aproximar o Legislativo Municipal da sociedade, na busca de soluções por meio de caminhos sustentáveis para o futuro da nossa Cidade.

Notícias

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Saliva do carrapato-estrela é eficaz contra câncer de pele

Um carrapato-estrela não é nada atraente. E sua fama, pior ainda: o aracnídeo transmite febre maculosa, doença que pode matar. Mas uma pesquisa do Instituto Butantan deve mudar sua imagem de vilão para mocinho. A saliva no animal está sendo utilizada contra tumores de pele e os resultados são bastante animadores.

Tudo começou com um estudo para fabricação de anticoagulantes, há seis anos. “Uma proteína presente na saliva do carrapato age sobre a coagulação. O problema é coletar essa saliva”, diz a farmacêutica Ana Marisa Chudzinski-Tavassi, coordenadora do trabalho.

Para resolver essa dificuldade, a pesquisadora analisou a sequência de genes da glândula salivar do animal e descobriu que a ação anticoagulante é parecida com os TFPI, substância presente na saliva humana. O próximo passo foi produzir proteínas salivares em laboratório.

“Essa proteína interferiu no crescimento de células tumorais em camundongos”, detalha Ana Marisa. “Em alguns casos, houve remissão completa da doença. Em outros, nos quais ela estava mais avançada, houve remissão parcial”, conta. A vantagem da descoberta é que a substância funciona como uma espécie de terapia-alvo, atacando apenas as células tumorais.

Ana Marisa comenta que existe uma relação entre alguns tipos de câncer e a ação pró-coagulação do sangue. Os cientistas ainda não compreenderam bem como se dá essa relação, mas é a partir dela que pode se explicar a eficácia de uma substância com propriedades anticoagulantes.

A pesquisa deve ter continuidade no Instituto Butantan, podendo gerar tanto tratamentos contra o câncer quanto medicações anticoagulantes para outras finalidades. Por enquanto, ainda não há previsão de quando essas drogas estariam disponíveis.

A descoberta do instituto foi destaque no 22 Congresso da Sociedade Internacional de Trombose e de Hematose, em Boston, nos Estados Unidos.

Nenhum comentário: