Perfil

São Francisco de Itabapoana, Rio de Janeiro,Brasil
Florentino Cerqueira Azevedo (Tininho), entrei na politica em 1999,via Ex-Presidente da CMFSI Chiquinho Santana, no ano de 2001, funcionário público municipal concursado no cargo de economista, fui Sub-secretario de ADM da PMSFI quando Prefeito Pedro Cherene, até 2008; candidato a vereador pela 1ª vez, fui eleito com 1.651 votos na legenda do DEM; e fiquei na história como o mais votado do Município, sendo em seguida eleito Presidente do Legislativo sanfranciscano. Economista formado pela Candido Mendes, cursei Mestrato em Ecomonia Empresarial, na candido Mendes. Nascido em São Francisco de Itapaboana-RJ, na localidade de Imburi, filho de Florecilda e de Manoel Azevedo (Nezinho), tendo como irmãos Luciano e Maxsuel (Cocóia). Casado com Rachel Cerqueira e pai de Lara Cerqueira. Como Vereador reeleito em 2012, com 1208 votos, tenho reunido com meus colegas vereadores, e solicitado a todos, o melhor entrozamento com o Poder Executivo para que possamos promover o desenvolvimento tão sonhado do nosso Município. Tenho entre os meus objetivos aproximar o Legislativo Municipal da sociedade, na busca de soluções por meio de caminhos sustentáveis para o futuro da nossa Cidade.

Notícias

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Educação de Arraial do Cabo tem balanço positivo


Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população de Arraial do Cabo, a nova gestão da Secretaria Municipal de Educação desenvolve trabalhos que contribuem para o crescimento educacional de seus alunos. Sempre inovando em suas atividades, a Secretaria mostra que para acontecer grandes mudanças, basta ter vontade de trabalhar e, com isso, o ensino ganha respeito e qualidade.


De acordo com o secretário municipal de Educação, Luis Cláudio de Mendonça, em cada trabalho realizado é possível ter a certeza de que a Educação está no caminho certo.

– Tudo o que fazemos vem de encontro aos interesses da nossa população, dos nossos alunos, sem distinção. E quando obtemos o resultado esperado, que é ter um ensino sério com profissionais capacitados, nos sentimos na obrigação de trabalhar mais, pois não podemos cruzar os braços. A Educação é uma área que está sempre em evolução – disse o secretário.

Ao longo de 2009, a Secretaria Municipal de Educação realizou inúmeras ações para contribuir com a qualidade de ensino de Arraial do Cabo. Na primeira semana de governo, foi feita uma vistoria em toda a rede municipal, e foi constatado que as estruturas das escolas estavam comprometidas, com isso, a Secretaria realizou reformas em todas as escolas. Também promoveu o “I Encontro de Profissionais de Educação” com palestras de auto-estima e temas voltados ao professor, como mestre e guia. E, com o objetivo de atingir as metas do MEC, o secretário participou do I Encontro Estadual do Ministério da Educação (MEC) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

– Nos queríamos aproveitar o máximo para dar a Educação de Arraial do Cabo um lugar de destaque. Por isso, buscamos participar de todos os eventos promovidos pela Secretaria de Educação do Estado e do MEC – declarou Luiz Cláudio.

Foi com essa finalidade que a Secretaria Municipal de Educação realizou curso de reciclagem e atualização de Linguagem e Matemática e a I Jornada de Dislexia para os professores da rede, em convênio com o Ministério da Educação e Cultura. Nesse mesmo ano, o município recebeu 160 professores-formadores dos 60 municípios do Estado do Rio de Janeiro que aderiram ao Programa Gestão de Aprendizagem Escolar – Gestar II, destinado aos professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, em língua portuguesa e matemática.

Ainda no primeiro ano do Governo Andinho, os professores concursados que haviam dado entrada ao processo de enquadramento, foram atendidos pelo prefeito, e passaram a receber um salário compatível com o nível de escolaridade alcançado e isso acontece até hoje sem nenhuma burocracia.

Após ter um inicio de gestão com resultados positivos, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia entrou em 2010 com força total. Realizou o II Encontro para Profissionais de Educação, a I Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, etapa que antecedeu a Conferência Nacional, com o objetivo de nortear as discussões a nível local, estadual e federal que foram apresentadas na Conferência Regional em Vitória – ES, e posteriormente apresentadas na IV Conferência Nacional, em Brasília.

Em abril, realizou a II Jornada Outros Olhares Sobre a Diversidade, temas voltados à deficiência física e ainda o Encontro Municipal de Cultura, visando discutir os novos rumos para o cenário da cultura cabista. Em maio, foi dado o prosseguimento a formação continuada dos profissionais com um encontro com os Especialistas em Educação (Supervisores, Orientadores Educacionais e Inspetores de Ensino) com base no livro SEJA O PROFESSOR QUE VOCÊ GOSTARIA DE TER do autor Serrano Freire, coordenado pela professora Linette Barreto e Dalva Almenara. Sem contar com a Exposição Marearte, no aniversário da cidade, o projeto “Pescando Talentos” que atende a 500 alunos com aulas de violão, violino, flauta doce, sax, clarinete, piano, teclado, pintura, modelo, teatro e dança (balé, sapateado, jazz, dança do ventre e dança de salão).

Com tantos investimentos na capacitação profissional o resultado não poderia ser outro. As escolas das séries iniciais superaram as metas projetadas para 2011 e 2015 e obtiveram um aumento de 4 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, o que prova que a linha de trabalho aplicada nas escolas do município, está dando certo.

E os investimentos na educação continuam. Em agosto, depois de inaugurar a Creche Municipal Professora Maria da Glória, no Bairro Canaã, e reinaugurar a Biblioteca Municipal Victorino Carriço, no Centro Cultural Manoel Camargo, o prefeito de Arraial do Cabo, Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho, prepara mais uma escola para entregar a população. Desta vez, será no Distrito de Monte Alto. É uma escola ampla, com dois pavimentos, 16 salas de aula, além de espaço para sala de vídeo, coordenação e biblioteca. A obra já em fase final, é fruto de um convênio firmado entre o município e o Governo do Estado, através do PADEM, no valor de R$ 1 milhão e 700 mil reais. As aulas deverão começar ainda no primeiro semestre desse ano e ainda tem a construção de uma nova creche em Figueira.

- Este é apenas o resumo do que fizemos nesses dois primeiros anos de governo. Temos muitos projetos voltados para a educação do nosso município porque sabemos que a educação é a base fundamental para o futuro do nosso município - conclui Luiz Cláudio de Mendonça.

Nenhum comentário: