Perfil

São Francisco de Itabapoana, Rio de Janeiro,Brasil
Florentino Cerqueira Azevedo (Tininho), entrei na politica em 1999,via Ex-Presidente da CMFSI Chiquinho Santana, no ano de 2001, funcionário público municipal concursado no cargo de economista, fui Sub-secretario de ADM da PMSFI quando Prefeito Pedro Cherene, até 2008; candidato a vereador pela 1ª vez, fui eleito com 1.651 votos na legenda do DEM; e fiquei na história como o mais votado do Município, sendo em seguida eleito Presidente do Legislativo sanfranciscano. Economista formado pela Candido Mendes, cursei Mestrato em Ecomonia Empresarial, na candido Mendes. Nascido em São Francisco de Itapaboana-RJ, na localidade de Imburi, filho de Florecilda e de Manoel Azevedo (Nezinho), tendo como irmãos Luciano e Maxsuel (Cocóia). Casado com Rachel Cerqueira e pai de Lara Cerqueira. Como Vereador reeleito em 2012, com 1208 votos, tenho reunido com meus colegas vereadores, e solicitado a todos, o melhor entrozamento com o Poder Executivo para que possamos promover o desenvolvimento tão sonhado do nosso Município. Tenho entre os meus objetivos aproximar o Legislativo Municipal da sociedade, na busca de soluções por meio de caminhos sustentáveis para o futuro da nossa Cidade.

Notícias

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Atual Prefeito Frederico, quer reconstruir São Francisco de Itabapoana

Paulo Renato P. Porto
O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Frederico Barbosa Lemos (PR), assumiu o comando do município após uma gestão na qual seu antecessor foi cassado pela Câmara de Vereadores por fraude nas verbas do Sistema Único de Saúde (SUS) e deixou sucateada não apenas a Saúde, mas também outros setores. Diante de um tsunami de proporções devastadoras que atingiu a prefeitura na administração anterior, a prioridade foi acelerar um plano de ação para a reconstrução do município. Mas neste curto período, o jovem prefeito, de 32 anos, quer mais do que simplesmente “arrumar a casa”. “É claro que somente pelo fato de fazer a normalidade voltar o município, com a melhora do atendimento no hospital do Ponto (Manoel Carola), a reforma e a reativação dos postos de saúde, só por isso já posso me considerar feliz. O comércio já sente a diferença no movimento, as pessoas estão com outro ânimo, a instabilidade acabou. Mas eu quero ainda mais, porque São Francisco de Itabapoana, por seu povo e suas potencialidades, pode muito mais ainda”, sentenciou o prefeito.
Querer mais significa, na visão de Frederico, utilizar o bom momento e a posição estratégica e geográfica que o município desfruta e atrair investimentos para São Francisco. O prefeito tem informações de investidores chineses que cogitam construir um porto no município, na região de Barra do Itabapoana. Ao mesmo tempo, pretende capitalizar o resgate de velhas bandeiras como reparação do que considera a grande “injustiça” da exclusão do município na distribuição dos royalties do petróleo. “Vou buscar identificar esses investidores, mostrar as nossas potencialidades. E, quanto aos royalties, soube que o IBGE conclui este ano estudos para tornar mais precisa a metodologia de cálculo utilizada para definir os repasses das indenizações”, declarou.
Royalties: prefeito quer revisão de critérios
Frederico Barbosa Lemos adiantou que irá buscar apoio em Brasília, junto aos deputados dfederais Anthony Garotinho e Paulo Feijó – ambos do PR -, a fim de acompanhar os estudos do IBGE. “Vamos exigir que se faça justiça com uma revisão dos critérios que coloque São Francisco de Itabapoana como município produtor”, analisou. O IBGE é responsável por calcular em que município e Estado se encontram os poços de exploração, o que é tomado como base pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) para o pagamento de royalties.
Outro assunto que o prefeito tratará como bandeira de luta em Brasília a agilização das obras para a construção da ponte ligando São Francisco de Itabapoana a São João da Barra. “Será a ponte da integração entre os dois municípios. Fundamental para a economia, o turismo e a mobilidade nas duas cidades”, comentou o prefeito de São Francisco, cujo orçamento anual é de R$ 82 milhões.
“Situação é muito difícil”
Outra preocupação do prefeito para o bom funcionamento da sua administração é a saúde das finanças da prefeitura. “Vou ter uma reunião com os gerentes de bancos. A situação é muito difícil. A prefeitura está quebrada, não encontrei sequer um litro de gasolina num tanque da frota”, revela. Frederico já mandou fazer uma auditoria nas contas no município e solicitou acompanhamento do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). Sobre a situação do funcionalismo, Frederico determinou a realização de um recadastramento. “Quem trabalha vai continuar. Fantasma, nem precisa sair de casa”. O prefeito quer também buscar uma solução para aos quiosques desativados na praia de Santa Clara junto ao Ministério Público e os proprietários.
Pretensões políticas
O prefeito mira a sucessão municipal de 2012 em suas pretensões políticas. “Claro que espero ser indicado na convenção do PR como candidato do meu partido nas eleições deste ano. Sou filiado e prefeito do município, com a consciência de que tenho realizado um bom trabalho, resgatando a confiança e a auto-estima da população, e tenho como meu líder o deputado federal Anthony Garotinho e o meu pai (Barbosa Lemos, primeiro prefeito do município) como orientador”, disse. “São Francisco tem os piores índices de desenvolvimento do Estado, precisamos mudar este cenário que é triste. Hoje, há pessoas que moram sem dignidade, nem mesmo possuem em casa local para fazer suas necessidades fisiológicas. Eu quero virar esta realidade, deixar minha marca”, concluiu.
Fonte: O Diário

Nenhum comentário: