Perfil

São Francisco de Itabapoana, Rio de Janeiro,Brasil
Florentino Cerqueira Azevedo (Tininho), entrei na politica em 1999,via Ex-Presidente da CMFSI Chiquinho Santana, no ano de 2001, funcionário público municipal concursado no cargo de economista, fui Sub-secretario de ADM da PMSFI quando Prefeito Pedro Cherene, até 2008; candidato a vereador pela 1ª vez, fui eleito com 1.651 votos na legenda do DEM; e fiquei na história como o mais votado do Município, sendo em seguida eleito Presidente do Legislativo sanfranciscano. Economista formado pela Candido Mendes, cursei Mestrato em Ecomonia Empresarial, na candido Mendes. Nascido em São Francisco de Itapaboana-RJ, na localidade de Imburi, filho de Florecilda e de Manoel Azevedo (Nezinho), tendo como irmãos Luciano e Maxsuel (Cocóia). Casado com Rachel Cerqueira e pai de Lara Cerqueira. Como Vereador reeleito em 2012, com 1208 votos, tenho reunido com meus colegas vereadores, e solicitado a todos, o melhor entrozamento com o Poder Executivo para que possamos promover o desenvolvimento tão sonhado do nosso Município. Tenho entre os meus objetivos aproximar o Legislativo Municipal da sociedade, na busca de soluções por meio de caminhos sustentáveis para o futuro da nossa Cidade.

Notícias

terça-feira, 16 de agosto de 2011

SFI tem primeira cooperativa com certificação orgânica do país

A COOPTABOA fica em Gargaú e tem selo de qualidade de produto 100% orgânico



Um grupo composto de 28 artesãos do município de São Francisco de Itabapoana/RJ conquistou, recentemente, a certificação e se tornou a primeira cooperativa de taboa certificada no Brasil: a COOPTABOA. O Certificado Original e o Selo de Qualidade foram entregues à presidente da cooperativa, Shirley Jardim, durante a abertura da Feira do Comércio e Artesanato (FECOARTE), realizada em julho.

O Selo de Qualidade é a confirmação de que o produto é 100% natural e orgânico, com manejo sustentável, ou seja, ecologicamente correto. A certificação garante à cooperativa a possibilidade de avançar nas vendas para o mercado internacional.

O certificado foi fornecido pela ECOCERT, empresa de origem francesa que está no Brasil desde 2001, realizando certificações. O Sebrae/RJ pagou e doou a certificação para a cooperativa. Segundo o Gerente Regional do Sebrae, Gilberto Reis, desde 2009 os analistas acompanharam o desenvolvimento do trabalho dos artesãos. "Como o grupo amadureceu e evoluiu muito, o Sebrae entendeu que eles mereciam o certificado para ampliar sua rede mercadológica", afirmou Gilberto.

Desde sua fundação (2009), a cooperativa tem utilizado a taboa como matéria-prima para a confecção dos artesanatos. "A maioria das peças é feita com esse tipo de produto", afirma o artesão Manoel Miguel da Silva que se diz realizado no que faz.
O grupo também utiliza outros tipos de materiais como a palha do milho e da costa, a fibra da bananeira, bucha, conchas, junco, couro de cabrito, sementes, escama, couro de peixe, entre outros. Os artesãos aproveitam diversos produtos recicláveis como garrafas pet, filtros de café e pedaços de tecidos.


A presidente da cooperativa faz um balanço das atividades. "Por mês são produzidas aproximadamente duas mil peças. Já comercializamos cerca de 3 mil produtos para a rede Pão-do-Açúcar, quase 4 mil bolsas para a Petrobrás e 87 peças foram para a Rede Globo, sendo 2 bolsas destinadas à novela Ti-ti-ti", lembrou.

São parceiros da COOPTABOA a prefeitura da São Francisco de Itabapoana, o Sebrae/RJ, o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), a Petrobrás e a Emater/RJ.

OUTRAS CONQUISTAS
A COOPTABOA já recebeu a indicação, em duas edições seguidas, pelo Sebrae com o prêmio "Top 100", como um dos 100 melhores artesanatos do país.

Também é a única cooperativa do Estado do Rio de Janeiro que participa do projeto "Talentos do Brasil", desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Através do projeto, já visitou diversos lugares para expor suas peças em feiras, entre eles na Espanha, participando, ainda, do projeto Mosaico da Petrobrás.


PROCESSO DE MANEJO
Os artesãos seguem uma tradição para o processo de manejo da planta. Para que a taboa sirva na hora da confecção das peças, o grupo alerta que não podem ser colhidas em dia de lua minguante.

Depois do corte, a planta é desfibrada e, posteriormente, passa pelo processo de secagem no período de quatro a sete dias, sendo retiradas à noite para evitar a exposição a neblina. Após esse tempo, se as folhas estiverem amareladas elas são desprezadas, caso estejam secas são recolhidas e utilizadas para o artesanato.

A COOPTABOA fica localizada em Gargaú. Mais informações e pedidos pelo telefone (22) 27897061.


Fonte: Blog Ururau

Nenhum comentário: