Por causa da demora, a Agência Nacional de Saúde (ANS), determinou novas regras para marcação de consultas nos planos de saúde. A determinação passará a valer a partir de 19 de setembro, e as empresas operadoras dos planos têm esse período para se adequar.
A partir desta data, os beneficiários de planos de saúde não poderão esperar mais que sete dias por uma consulta com especialistas das áreas de pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia.
O engenheiro Eric da Costa, de 35 anos, precisou de um dermatologista e marcou a consulta para 66 dias após a data da marcação. Para algumas especialidades o tempo de espera por uma consulta pode demorar até 90 dias.
“A gente faz um esforço para pagar um plano, por que sabe das dificuldades da rede pública, mas na hora que precisa de uma consulta é uma novela, uma dificuldade”, desabafa o engenheiro que paga quase R$300 por mês pelo plano.
Nas demais especialidades, o prazo de espera será até 14 dias. Para consultas e sessões com fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas educacionais e fisioterapeutas, a espera será até dez dias.
As novas regras da Agência Nacional de Saúde (ANS) foram publicadas em junho no Diário Oficial da União, por meio da Resolução Normativa nº 259.
Nenhum comentário:
Postar um comentário