Campos amanheceu de luto. Faleceu na madrugada desta terça-feira (23/08), Severino Veloso. Severino Veloso, foi vereador por sete mandatos, presidente do Automóvel Club Fluminense, presidente da Câmara Municipal de Campos, nadador na categoria master, e trouxe vários títulos para a região.
Presidiu durante 30 anos o Legislativo campista – numa época em que a cidade não vivia de royalties e sim da produção de cana, álcool e açúcar E estava internado no Hospital Dr. Beda.
Lavrador e produtor de cana-planta – um dos mais conceituados do país – ele lutava pela permanência da atividade canavieira como base da economia campista.
Aos 85 anos deu mais uma prova de vitalidade, em 2010, ao retornar do Parque Aquático do Fluminense com quatro medalhas de ouro após a realização do Circuito Estadual da Natação Máster.
O corpo esta sendo velado no Automóvel Clube Fluminense. O enterro está marcado para o final da tarde no cemitério do Caju.
Biografia - Severino Veloso foi convidado a integrar um partido político e candidatar-se a vereador. O resultado foi uma votação representativa e o início de uma vida pública que o fez bater o recorde como presidente da Câmara Municipal de Campos e mais de 30 anos como vereador.
Graças a leis por ele criadas, normatizou-se o serviço de táxis em Campos, criou-se uma espécie de gratificação natalina para os motoristas de táxi que passaram a ter o direito a cobrar bandeira 2 no período de um mês que antecede o Natal. Centenas de outras leis originaram-se de projetos conduzidos por sua atuação como Vereador, a partir de 1963 e foi reeleito ininterruptamente até 1988.
Nos biênios de 1981/82 e 1987/88 foi presidente desta Casa de Leis. Colaborou na implantação da modernização da cidade, na elaboração de leis municipais que viabilizassem a liberação de áreas para a construção de diques de proteção para Guarus e para a margem direita do Paraíba, após a grande cheia de 1966. Trabalhou ainda como dátilografo no Monitor Campista. Severino Veloso é um dos beneméritos da FDC, com uma placa alusiva a sua ativa participação no ensino universitário.
De sua iniciativa também surgiu à doação do prédio da Antiga Maternidade de Campos, para sediar a Faculdade de Medicina de Campos, da qual também é Benemérito. Severino, sócio-proprietário do Automóvel Clube Fluminense, um dos mais antigos e prestigiados do país, aceitou candidatar-se a presidente do clube. Severino construiu o Ginásinho e o Parque Aquático do Automóvel Clube Fluminense.
Foi responsável pelo concurso de Misses, quando trouxe a Campos a Miss Mundo que na época era grega. Além disso, ainda tinha tempo para se dedicar a criação de galos de briga. Exímio nadador da categoria “MASTER” e que soube com maestria elevar o nome de Campos dos Goytacazes a nível municipal, estadual e nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário