Perfil

São Francisco de Itabapoana, Rio de Janeiro,Brasil
Florentino Cerqueira Azevedo (Tininho), entrei na politica em 1999,via Ex-Presidente da CMFSI Chiquinho Santana, no ano de 2001, funcionário público municipal concursado no cargo de economista, fui Sub-secretario de ADM da PMSFI quando Prefeito Pedro Cherene, até 2008; candidato a vereador pela 1ª vez, fui eleito com 1.651 votos na legenda do DEM; e fiquei na história como o mais votado do Município, sendo em seguida eleito Presidente do Legislativo sanfranciscano. Economista formado pela Candido Mendes, cursei Mestrato em Ecomonia Empresarial, na candido Mendes. Nascido em São Francisco de Itapaboana-RJ, na localidade de Imburi, filho de Florecilda e de Manoel Azevedo (Nezinho), tendo como irmãos Luciano e Maxsuel (Cocóia). Casado com Rachel Cerqueira e pai de Lara Cerqueira. Como Vereador reeleito em 2012, com 1208 votos, tenho reunido com meus colegas vereadores, e solicitado a todos, o melhor entrozamento com o Poder Executivo para que possamos promover o desenvolvimento tão sonhado do nosso Município. Tenho entre os meus objetivos aproximar o Legislativo Municipal da sociedade, na busca de soluções por meio de caminhos sustentáveis para o futuro da nossa Cidade.

Notícias

terça-feira, 10 de abril de 2012

Pais devem ficar atentos aos riscos do uso excessivo da internet

Usada corretamente, ferramenta pode ser positiva para a criança
Usada corretamente, ferramenta pode ser positiva para a criança
 
O mundo cresceu e junto a ele a globalização e o avanço tecnológico acelerado vêm impulsionando inúmeras mudanças e interferindo diretamente na vida da sociedade. Nada melhor do que a internet para exemplificar isso.

O surgimento dessa importante ferramenta na pós-modernidade sofistica cada vez o cotidiano de cada pessoa. Praticidade, rapidez e eficiência são alguns dos pontos positivos de quem recorre à internet em busca de alguma informação. Mas é necessário muito cuidado, pois se utilizada em excesso e de maneira indevida, pode vir a causar vários danos.

Uma pesquisa realizada pelo jornal inglês Daily Mail com 500 crianças, entre seis e 15 anos, constatou que atualmente, metade delas acessa o Google pelo menos cinco vezes ao dia. O estudo mostrou que 54% das crianças preferem tirar suas dúvidas nessa ferramenta do que com os próprios pais. E revelou mais: 45% delas nunca usaram uma enciclopédia e 19% nem sabe o que significa a palavra.

A tecnologia é de extrema importância nas novas gerações, mas a forma como vem sendo usada, acaba prejudicando a formação intelectual das crianças.

De acordo com a psicóloga Luciane Mina, hoje não só as crianças, mas pessoas em geral, estão mais acostumadas a obterem respostas prontas, não desenvolvendo assim, o raciocínio e a escrita.

“O perigo vem com a ausência total dos pais. Isso gera uma vulnerabilidade e permite acessos indevidos e perigosos. A falta de tempo dos responsáveis, por conta da correria do dia-dia do trabalho e de outros compromissos, faz com que as crianças recorram à internet, que por sua vez, oferece a elas coisas divertidas e suprem a necessidade de quando precisam tirar alguma dúvida”, disse.

Segundo a comerciante Simone Chiapin, mãe de Giovanna de 11 anos, que teve seu primeiro acesso através de joguinhos, aos três anos de idade e hoje utiliza não só o Google, mas também as redes sociais, analisou a internet como um ponto negativo para o desenvolvimento de sua filha.

“A internet pode ser boa de alguma forma sim, mas acho que ela acaba interferindo nos estudos da criança”, opinou.

Já para o engenheiro civil Valdir Costa, pai de Giovanna, o avanço tecnológico veio sem freio e gerou um desequilíbrio, mas ao mesmo tempo a ferramenta oferece uma facilidade educacional na realização de pesquisas.

“A internet cortou muito o relacionamento da criança com a família, afastou e tornou-a individualista, além de também interferir na segurança da criança. Por outro lado, analisando a positividade em relação à facilidade a informação, foi imensa, mas precisa ser devidamente usada com responsabilidade”, afirmou.

A criança precisa ser estimulada a desde cedo a se adaptar as novas formas tecnológicas, até mesmo pela inclusão social, mas é indispensável o acompanhamento diário sobre como está sendo feito esse uso. Os pais devem supervisionar constantemente e evitar que qualquer tipo de perigo chegue aos seus filhos.

“É dever dos pais monitorarem como os filhos estão usando a internet e estarem sempre presente para ouvir o que eles tem a dizer, tornando a relação mais produtiva, mais amiga e fonte de transformação. Se a criança tiver uma boa supervisão, a internet pode ser uma ferramenta muito positiva. O equilíbrio acontece quando há diálogo”, ressaltou.

Ururau

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