27/09 - Dia de São Cosme e São Damião
Lojas faturam com a chegada do dia em que os fiéis celebram o tradicional “dia de ofertar doces”
Como manda a tradição, hoje é dia de distribuir guloseimas. Para os fiéis, a data vai além de simples diversão: foi pensada para celebrar os santos gêmeos, Cosme e Damião. É o momento de agradecer as graças alcançadas.
Há 42 anos, Dinéia Ferreira Graça distribui os doces e guloseimas em retribuição à recuperação da saúde do filho. “Foi uma promessa que fiz quando meu filho tinha 11 anos de idade. Hoje ele tem 53. Ele esteve muito mal de saúde, e fiz a promessa, desde então, não passei um ano sem distribuir os doces como agradecimento”, conta.
Dinéia conta que tem que agradecer em dobro: “Também dou roupinhas, pois fiz a promessa também para meu neto. Ele esteve desenganado pelos médicos, aí fiz a promessa de que se ele melhorasse, daria cem shortinhos todos os anos. Hoje meu neto está com 18 anos e estudando Medicina no Rio de Janeiro. Tive duas graças alcançadas”, comemora.
Dona Dinéia que cumpre o ritual da fé e da tradição, este ano vai proporcionar alegria para crianças de outro estado. “Este ano vou distribuir no Espírito Santo, para uma creche que conheci, onde as crianças foram todas abandonadas, que é a Casa Lar de Itapemirim, que fica em Itaoca. Todos os anos sempre distribuí em Campos, mas este ano será para as crianças de lá”, conta.
Para os comerciantes do setor, a data é tida como o natal dos demais comerciantes. O aumento das vendas fica em torno dos 70 a 80%. “A maior venda acontece sempre na véspera. Esse é nosso Natal. Essa venda se estende até o dia das crianças, mas com menor volume que a do dia de Cosme e Damião. Nós nos preparamos há cerca de três meses para esse período. O que mais vende são as mariolas e pipocas. Também saem muito maria-mole, pirulito e balas”, conta Catarina Souza, proprietária de uma loja nas imediações do Mercado Municipal de Campos. No local, só para o Dia dos santos gêmeos, foram contratados cinco novos funcionários, além dos filhos e familiares que estão na loja para ajudar a dar conta do atendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário