Perfil

São Francisco de Itabapoana, Rio de Janeiro,Brasil
Florentino Cerqueira Azevedo (Tininho), entrei na politica em 1999,via Ex-Presidente da CMFSI Chiquinho Santana, no ano de 2001, funcionário público municipal concursado no cargo de economista, fui Sub-secretario de ADM da PMSFI quando Prefeito Pedro Cherene, até 2008; candidato a vereador pela 1ª vez, fui eleito com 1.651 votos na legenda do DEM; e fiquei na história como o mais votado do Município, sendo em seguida eleito Presidente do Legislativo sanfranciscano. Economista formado pela Candido Mendes, cursei Mestrato em Ecomonia Empresarial, na candido Mendes. Nascido em São Francisco de Itapaboana-RJ, na localidade de Imburi, filho de Florecilda e de Manoel Azevedo (Nezinho), tendo como irmãos Luciano e Maxsuel (Cocóia). Casado com Rachel Cerqueira e pai de Lara Cerqueira. Como Vereador reeleito em 2012, com 1208 votos, tenho reunido com meus colegas vereadores, e solicitado a todos, o melhor entrozamento com o Poder Executivo para que possamos promover o desenvolvimento tão sonhado do nosso Município. Tenho entre os meus objetivos aproximar o Legislativo Municipal da sociedade, na busca de soluções por meio de caminhos sustentáveis para o futuro da nossa Cidade.

Notícias

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Terça adocicada e de fé mantém viva a tradição

27/09 - Dia de São Cosme e São Damião


Lojas faturam com a chegada do dia em que os fiéis celebram o tradicional “dia de ofertar doces”

Como manda a tradição, hoje é dia de distribuir guloseimas. Para os fiéis, a data vai além de simples diversão: foi pensada para celebrar os santos gêmeos, Cosme e Damião. É o momento de agradecer as graças alcançadas.
Há 42 anos, Dinéia Ferreira Graça distribui os doces e guloseimas em retribuição à recuperação da saúde do filho. “Foi uma promessa que fiz quando meu filho tinha 11 anos de idade. Hoje ele tem 53. Ele esteve muito mal de saúde, e fiz a promessa, desde então, não passei um ano sem distribuir os doces como agradecimento”, conta.
Dinéia conta que tem que agradecer em dobro:  “Também dou roupinhas, pois fiz a promessa também para meu neto. Ele esteve desenganado pelos médicos, aí fiz a promessa de que se ele melhorasse, daria cem shortinhos todos os anos. Hoje meu neto está com 18 anos e estudando Medicina no Rio de Janeiro. Tive duas graças alcançadas”, comemora.
Dona Dinéia que cumpre o ritual da fé e da tradição, este ano vai proporcionar alegria para crianças de outro estado. “Este ano vou distribuir no Espírito Santo, para uma creche que conheci, onde as crianças foram todas abandonadas, que é a Casa Lar de Itapemirim, que fica em Itaoca. Todos os anos sempre distribuí em Campos, mas este ano será para as crianças de lá”, conta.
Para os comerciantes do setor, a data é tida como o natal dos demais comerciantes. O aumento das vendas fica em torno dos 70 a 80%. “A maior venda acontece sempre na véspera. Esse é nosso Natal. Essa venda se estende até o dia das crianças, mas com menor volume que a do dia de Cosme e Damião. Nós nos preparamos há cerca de três meses para esse período. O que mais vende são as mariolas e pipocas. Também saem muito maria-mole, pirulito e balas”, conta Catarina Souza, proprietária de uma loja nas imediações do Mercado Municipal de Campos. No local, só para o Dia dos santos gêmeos,  foram contratados cinco novos funcionários, além dos filhos e familiares que estão na loja para ajudar a dar conta do atendimento.

Nenhum comentário: