Perfil

São Francisco de Itabapoana, Rio de Janeiro,Brasil
Florentino Cerqueira Azevedo (Tininho), entrei na politica em 1999,via Ex-Presidente da CMFSI Chiquinho Santana, no ano de 2001, funcionário público municipal concursado no cargo de economista, fui Sub-secretario de ADM da PMSFI quando Prefeito Pedro Cherene, até 2008; candidato a vereador pela 1ª vez, fui eleito com 1.651 votos na legenda do DEM; e fiquei na história como o mais votado do Município, sendo em seguida eleito Presidente do Legislativo sanfranciscano. Economista formado pela Candido Mendes, cursei Mestrato em Ecomonia Empresarial, na candido Mendes. Nascido em São Francisco de Itapaboana-RJ, na localidade de Imburi, filho de Florecilda e de Manoel Azevedo (Nezinho), tendo como irmãos Luciano e Maxsuel (Cocóia). Casado com Rachel Cerqueira e pai de Lara Cerqueira. Como Vereador reeleito em 2012, com 1208 votos, tenho reunido com meus colegas vereadores, e solicitado a todos, o melhor entrozamento com o Poder Executivo para que possamos promover o desenvolvimento tão sonhado do nosso Município. Tenho entre os meus objetivos aproximar o Legislativo Municipal da sociedade, na busca de soluções por meio de caminhos sustentáveis para o futuro da nossa Cidade.

Notícias

domingo, 21 de junho de 2009

Pesquisadora da Unicamp cria água de coco com gás


O inverno mal começou e pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) se debruçam sobre uma bebida que é a cara do verão: a água de coco, só que com gás. Nesse caso, não é a água de caixinha, que passa por processos químicos e tem o sabor alterado, é a água in natura, com suas características originais.
Até chegar a uma fórmula que preservasse as características da água da fruta, a engenheira de alimentos Marina Costa da Silva levou três anos. Foram dez formulações diferentes até chegar a uma que fosse aprovada pelas "vítimas", nesse caso, as 1.200 pessoas que participaram do teste sensorial.
Gás carbônico
O gás carbônico, ou dióxido de carbono (CO²), é o principal ingrediente da água de coco carbonatada, forma como o produto foi batizado pelos pesquisadores. "A carbonatação é um processo em que o gás CO² é incorporado no líquido. Em termos sensoriais, é ele que dá vida à bebida", esclarece Marina. "É como tomar um refrigerante com gás e um sem gás", compara. Além do CO², a substância recebe ainda ácido ascórbico - vitamina C - e sacarose, popularmente conhecida como açúcar da fruta.
Conservação
Água de coco com gás deu certo, mas ainda há um desafio: prolongar o tempo de conservação do produto. "A partir do momento em que se abre o coco, a água entra em contato com o ar e começam a ocorrer reações em que há perdas nutricionais e de sabor. Na geladeira, a água tem validade de apenas dois ou três dias", diz. A pesquisadora conta que o objetivo principal é manter as características da água de coco ao acrescentar todos os ingredientes. Segundo ela, a idéia é não submeter o líquido a altas temperaturas, como acontece com o leite e com o suco de caixinha e que serve para aumentar a validade do produto em temperatura ambiente e dentro da caixa.
A embalagem ideal, adianta ela, seriam as garrafas de plástico. As caixinhas seriam inviáveis porque, segundo Marina, explodiriam com o gás. "Nosso objetivo também é baratear o produto, pois a caixa é mais cara", complementa a pesquisadora. Como ainda está em fase de pesquisa, a água de coco com gás agora é objeto de estudo de outra pesquisadora, que busca aumentar o tempo de conservação do produto, inclusive em temperatura ambiente. Nesse caso, inevitavelmente, entram os conservantes.
Comercialização Depois que o prazo de conservação ideal for "criado" em laboratório, a água de coco com gás dá um grande passo para chegar às prateleiras dos supermercados. Para isso, o consumidor ávido por novidades terá de esperar aproximadamente um ano ou até um ano meio, calcula a engenheira de alimentos.

Nenhum comentário: