Perfil

São Francisco de Itabapoana, Rio de Janeiro,Brasil
Florentino Cerqueira Azevedo (Tininho), entrei na politica em 1999,via Ex-Presidente da CMFSI Chiquinho Santana, no ano de 2001, funcionário público municipal concursado no cargo de economista, fui Sub-secretario de ADM da PMSFI quando Prefeito Pedro Cherene, até 2008; candidato a vereador pela 1ª vez, fui eleito com 1.651 votos na legenda do DEM; e fiquei na história como o mais votado do Município, sendo em seguida eleito Presidente do Legislativo sanfranciscano. Economista formado pela Candido Mendes, cursei Mestrato em Ecomonia Empresarial, na candido Mendes. Nascido em São Francisco de Itapaboana-RJ, na localidade de Imburi, filho de Florecilda e de Manoel Azevedo (Nezinho), tendo como irmãos Luciano e Maxsuel (Cocóia). Casado com Rachel Cerqueira e pai de Lara Cerqueira. Como Vereador reeleito em 2012, com 1208 votos, tenho reunido com meus colegas vereadores, e solicitado a todos, o melhor entrozamento com o Poder Executivo para que possamos promover o desenvolvimento tão sonhado do nosso Município. Tenho entre os meus objetivos aproximar o Legislativo Municipal da sociedade, na busca de soluções por meio de caminhos sustentáveis para o futuro da nossa Cidade.

Notícias

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Chuvas, Rio Paraíba do Sul em elevação e Defesa Civil alerta


O nível do Rio Paraíba do Sul vem subindo gradativamente em Campos desde a última sexta-feira, devido às chuvas em São Paulo e Rio


As intensas chuvas que caem no Vale do Paraíba, no interior de São Paulo e do Rio de Janeiro, mais as águas que chegam da Zona da Mata Mineira, pelo Rio Muriaé, elevaram o nível do Rio Paraíba do Sul, em Campos, neste fim de semana. Na medição das 8h de sexta-feira, a Defesa Civil registrou 6m50 e ontem, às 20h, 8m34. A previsão é de continuar subindo, mas o grande volume de água ainda não preocupa a Defesa Civil, tendo em vista que o mar está com a maré em baixa e no Pontal de Atafona, em São João da Barra, a vazão é boa.
De acordo com o tenente Joaquim, a Defesa Civil entra em estado de alerta quando o nível das águas do Paraíba atinge 9m. “O ponto mais crítico em Campos é a Ilha do Cunha. Quando o nível atinge 9m50 já começa a entrar água naquela comunidade. Mas, neste momento, não há motivos para preocupação, porque apesar de ter mais água para passar, sabemos que o nível na barragem da Ilha dos Pombos está alto, mas eles reduziram a vazão”.

Rio Muriaé - Grande parte das águas que elevam o nível do Rio Paraíba é procedente do Rio Muriaé. A Defesa Civil monitora o nível do Muriaé a partir de Itaperuna e Italva. Ontem, o rio sofreu significativa elevação, devido às chuvas em Minas Gerais. “Em Itaperuna os Bombeiros registraram 2m80, às 8h, e em Italva, 2m70, no mesmo horário”, disse o tenente, que mantém equipe de sobreaviso para o caso de ações emergenciais na localidade de Três Vendas, próximo à divisa com o município de Cardoso Moreira, entre o Muriaé e a BR-356.

Região serrana de Campos também monitorada
É período de atenção também para a Bacia do Rio Ururai. O grande volume de chuva na região serrana de Campos coloca sob observação a Lagoa de Cima, o Rio Ururaí e a Lagoa Feia, que não possuem sistema equipado para monitorar as cheias, que seja eficaz para um plano preventivo. Segundo o major Joaquim Silva da Defesa Civil, as medições são feitas na base do “olhômetro”, uma vez que não possui régua medidora, e os alertas de cheias emitidos quando moradores informam sobre a ameaça de transbordo.  “O rio está com 2m52, altura considerada normal para a época, passa a ser preocupante se atingir os três metros,” disse Silva que acrescenta: “ainda não existe monitoramento para a região serrana, como é feita com o Paraíba e o Muriaé. Existe um estudo para se fazer isso, inclusive o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) está vendo uma forma de monitorar as Lagoas de Cima, Feia e o Rio Urarai.”
A equipe de O Diário tentou buscar informações de quando o projeto entra em funcionamento, mas o responsável pelas operações estava em uma inspeção externa de vistoria para saber se as comportas do Rio Paraíba serão abertas ou se permanecem fechadas.
Foto: Carlos Emir

Nenhum comentário: