Perfil

São Francisco de Itabapoana, Rio de Janeiro,Brasil
Florentino Cerqueira Azevedo (Tininho), entrei na politica em 1999,via Ex-Presidente da CMFSI Chiquinho Santana, no ano de 2001, funcionário público municipal concursado no cargo de economista, fui Sub-secretario de ADM da PMSFI quando Prefeito Pedro Cherene, até 2008; candidato a vereador pela 1ª vez, fui eleito com 1.651 votos na legenda do DEM; e fiquei na história como o mais votado do Município, sendo em seguida eleito Presidente do Legislativo sanfranciscano. Economista formado pela Candido Mendes, cursei Mestrato em Ecomonia Empresarial, na candido Mendes. Nascido em São Francisco de Itapaboana-RJ, na localidade de Imburi, filho de Florecilda e de Manoel Azevedo (Nezinho), tendo como irmãos Luciano e Maxsuel (Cocóia). Casado com Rachel Cerqueira e pai de Lara Cerqueira. Como Vereador reeleito em 2012, com 1208 votos, tenho reunido com meus colegas vereadores, e solicitado a todos, o melhor entrozamento com o Poder Executivo para que possamos promover o desenvolvimento tão sonhado do nosso Município. Tenho entre os meus objetivos aproximar o Legislativo Municipal da sociedade, na busca de soluções por meio de caminhos sustentáveis para o futuro da nossa Cidade.

Notícias

terça-feira, 10 de julho de 2012

Mapa dos candidatos na região - Eleições Municipais



O quadro de candidaturas dos municípios do Norte/Noroeste Fluminense está definido com ex-prefeitos, com prefeitos que são candidatos à reeleição e também vereadores que se lançarão na disputa por cargos de prefeito ou vice-prefeito, no Executivo. Da mesma forma que ocorreu em Campos, algumas surpresas no tabuleiro político surgiram na última hora, como um vice-prefeito que por discordar da gestão do atual prefeito se tornou oposição há cerca de dois anos e agora se lançou candidato a prefeito. Conheça quem são os candidatos às Eleições 2012 nas principais cidades da região.

Miracema – Em Miracema são três candidaturas e um exemplo de vereador que se lança ao Executivo é Paulinho Azevedo (PDT), no extremo Noroeste do Estado do Rio. Ele é vereador da base aliada do atual prefeito Ivany Samuel (PMDB) e é o vice na chapa de Ivany, numa coligação PMDB/PDT.
O atual vice de Ivany, Juedyr Orsay (PR), disputará a vaga de prefeito numa coligação PR/PSC, tendo por vice o jovem socialista cristão Rafael Tostes.
A outra candidatura é a de Orlando Siqueira da coligação PT/PV, que tem por vice Sérgio Rocha, empresário e também vereador da atual legislatura pelo PV, que se lança a um cargo no Executivo.

Santo Antônio de Pádua - Em Santo Antônio de Pádua, José Renato Padilha é candidato à reeleição pelo PMDB, numa coligação com o PL, tendo por vice o atual vice-prefeito, Ralph Kezen Leite (PMDB). A convenção do PMDB que definiu a chapa sangue-puro foi realizada no dia 22, nas dependências da Câmara Municipal. Para disputar na proporcional, o PMDB de Pádua formou a Coligação Avante Pádua (PMDB/PPS/PTC/PT/PDT/PTB/ e PSD, que apoia a reeleição de Padilha. Também em Pádua, o Partido Progressista (PP) lançou candidatura própria, com o empresário Mansurzinho. Na convenção, que contou com a presença do secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, o PP também lançou Maria Adib, mãe de Mansurzinho, como nome forte para puxar legenda na eleição proporcional.

Itaperuna - Em Itaperuna foram lançados quatro candidaturas. O prefeito Fernando da Silva Fernandes, o Fernando Paulada, foi confirmado candidato à reeleição pelo PPS, numa coligação com o PT/PSDB/PDT/ PC do B/PRP/PPL, sendo sua vice Nelma Lemos, presidente do PDT. No entanto, esperava-se que o candidato a vice fosse o advogado Laércio Andrade (PT). A convenção que definiu a coligação foi realizada no sábado, no Teatro de Bolso, Jorge Coutinho. Contudo, há rumores na cidade de que na véspera do registro da ata da convenção na Justiça Eleitoral alguma surpresa pode acontecer, além de Nelma Lemos ter sido indicada a vice. Comenta-se que o PT e o PDT se articulam com mais seis partidos para retirar o apoio à reeleição de Paulada.
O PP confirmou o nome de Alfredão da Ampla. Seu companheiro de chapa será o médico Denílton Gonçalves (PMDB). Alfredo vai reunir em sua coligação mais oito partidos: PR, PTB, PSC, PSD, PRB, PTN, PTC e PSL.

O DEM lançou outro médico para disputar a prefeitura. É Ronald Faria Crespo, o Dr. Roninho, tendo como candidato a vice a também médica, Ivete Pillo do PMN, numa coligação que conta ainda com PSB, PT do B, PSDC e PV.
O PSOL confirmou a candidatura de Samuel Paulinho, o Samuca, que tem por vice Vera Lúcia Valadão.

Bom Jesus do Itabapoana – Em Bom Jesus são três candidaturas. Além da prefeita Branca Pessanha, que concorrerá à reeleição pelo PMDB, o partido já confirmou em sua convenção a candidatura para seu vice, o vereador Luciano Nunes (PPS). Contudo, faltava definir ainda articulações governistas para fechar o grupo de partidos da coligação, que já tem garantidos parte do PMDB, parte do PPS e o PC do B.

No PR, Paulo Sergio Cyrillo terá por vice Roberto Tatu, conforme a orientação dos membros do diretório municipal dos republicanos. A indicação encontrava resistência entre os membros do diretório com a indicação do presidente do partido, Celso Rezende, e o grupo de partidos que apoiam o presidente do PT, Samuel Junior. É que havia um acordo feito por Cyrillo e o grupo, no qual a realização de uma pesquisa de intenção de votos em março passado definiu que a chapa dos partidos de oposição seria Paulo Sergio e Samuel. Contudo, o diretório do partido não participou desse processo e continuava indicando o presidente da legenda Celso Rezende.

Na convenção do PR, o deputado federal Paulo Feijó teve posicionamento favorável a Samuel Junior, propondo uma votação entre os membros dos partidos do denominado grupão, prevalecendo a vontade da maioria dos vogais.

O PRP, depois de anunciar candidatura própria com Marcos Valinho, tendo por vice Marcelo Almeida (PV) Valinho, recuou e optou por disputar uma vaga na Câmara alegando questões pessoais e familiares.

O PV lançou candidatura com Marcelo Almeida e Cezar Amparo de Souza como vice e coligado com o PSDB.

Italva – Em Italva foram lançadas três candidaturas. O PT realizou coligação com PC do B/PRB/PSL/ PRTB e o PPL e homologou sua candidatura própria com Ellen Peres na cabeça, deixando a vaga de vice para ser definida nos próximos dias visando ampliar a aliança que, até aqui, está constituída por seis partidos. Referendou também aliança ampla para as eleições proporcionais. Personalidades políticas compareceram, dentre elas o vice presidente da Alerj, deputado Edson Albertassi (PMDB), a deputada pelo PC do B enfermeira Rejane, o médico Makhoul Moussallem do PT de Campos, candidato a prefeito, e ainda o vice prefeito de Cardoso Moreira, Elcio Rangel (PDT), que é candidato a prefeito por Cardoso Moreira.

O PDT definiu a candidatura de Joelson Soares como candidato a prefeito, tendo por candidato a vice Ledir Rangel do PSC, numa coligação de 10 partidos. No seu primeiro pronunciamento como candidato, Joelson destacou as principais realizações do seu governo iniciado em 2009 e deu ênfase à educação.

O DEM (Democratas) realizou a sua convenção no sábado, (30) e homologou a candidatura própria do jovem bancário Leonardo de Souza Guimarães, o Léo da Caixa Econômica Federal. O vice de Léo é o ex-prefeito Glicério Rocha, também do DEM.

Cardoso Moreira – Em Cardoso Moreira são três candidaturas. Além da candidatura natural do atual prefeito Gilson Siqueira (PP), que tem por vice o comerciante Cesar Ferreira de Medeiros (PMDB), também disputam a prefeitura seu vice, Elcio Rangel (PDT), que tem por vice Josimar Ferreira (PT), na coligação que reúne PDT/PT/PSDB e também o empresário da construção civil Gegê Cantarino (PRB), que tem por candidato a vice Renato Jacinto, primeiro prefeito do município.

Cotado como favorito, o atual prefeito Gilson Siqueira conta com apoio de nove partidos na coligação A Força do Progresso, formada por PP/PMDB/PSD/PSB/PSC/PTN/PSDC/PRP/PPL.

São Fidélis – Na Cidade Poema a disputa será acirrada entre adversários que já estiveram no mesmo lado em governos anteriores. O atual prefeito, Luiz Fernando Fratani, o Fenemê (PMDB), concorre na vice com o advogado Mago Rocha (PDT), ex-vereador, na Coligação São Fidélis Mais Feliz, formada por 12 partidos, a saber:
PMDB/PDT/PT/PSL/PSC/PPS/PSDC/PRTB/PHS/PHS/PMN/PSDB/PSD
A outra candidatura é do ex-prefeito Davi Loureiro, que lançou em 2008 a candidatura do então vereador Fenemê, que depois de eleito prefeito tornou seu adversário político. Davi concorre pelo PR, tendo na candidatura de vice o ex-vereador Élson Lajes (PSB), e concorrem com apoio de 10 partidos na Coligação A Força do Povo, formada por (PR/PSB/DEM/PCdoB/PP/PRB/PRTB/PTB/PDT/PTC/PSL/PSC.

Campos – Em Campos, no último dia das convenções (30) foram definidas seis candidaturas: Rosinha Garotinho (PR) x Doutor Chicão (PP), candidatos à reeleição; Makhoul (PT) x Alexandre Delvaux (PMDB); Arnaldo Vianna (PDT) x Rogério Matoso (PPS); Odete Rocha (PTdoB) x Andral Tavares (PV); José Geraldo Moreira (PRP) x Daniele (PRP); e Erik Shunk (PSol) x Amaro Sérgio (PCB).

Contudo, na terça-feira (03), antevéspera do prazo para registro dos candidatos na Justiça Eleitoral, houve alterações: o vice de Makhoul, Alexandre Delvaux, teve problemas porque não se desincompatibilizou do cargo de dirigente do Sindicato dos Ferroviários em tempo hábil e não pode ser mantido na chapa. Daí que o PT do B que fazia mistério de suas definições no dia das convenções decidiu ceder a candidatura de Odete Rocha para apoiar Makhoul do PT. Sendo assim, Odete será candidata a vereadora, o seu então vice, Andral Tavares (PV), passou a ser o vice de Makhoul, reduzindo o número de candidaturas à prefeitura para cinco.

São João da Barra – Em São João da Barra as convenções realizadas no sábado (30) definiram três candidaturas para disputar a sucessão da prefeita Carla Machado (PMDB). O Ginásio de Esportes da cidade ficou lotado na confirmação da candidatura do ex-prefeito Betinho Dauaire (PR), tendo por vice-prefeito o atual presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Crispim, numa coligação formada por 10 partidos.

No mesmo dia foi realizada a convenção do PMDB e partidos aliados no Clube Democratas e confirmou a candidatura do vereador José Amaro Martins, o Neco, indicado pela prefeita Carla Machado, que tem por vice, o vereador Alexandre Rosa (PP).

Também no último dia de convenções, o PPL lançou a candidatura da professora e mestra em políticas sociais Jéssica Ribeiro. Na chapa para disputar a prefeitura, a bióloga Laíz Gomes, do mesmo partido é a vice. A decisão foi tomada em convenção realizada no Clube Fluminense. Jéssica Ribeiro é bisneta do ex-prefeito Edelweiss Ribeiro e neta do ex-prefeito Ernesto Ribeiro. Ernesto administrou o município no final da década de 50 e no início da década de 70.

São Francisco de Itabapoana - Em São Francisco de Itabapoana são duas candidaturas para disputar a prefeitura. Pelo PR foi lançado o prefeito em exercício, Frederico Barbosa Lemos, que era vice-prefeito do prefeito Beto Azevedo (PMDB) e que foi cassado em março, por improbidade administrativa. Na chapa de Frederico, que é filho do radialista e ex-prefeito Barbosa Lemos, foi lançada a vice a professora e produtora rural Sandra Henriques (PSDC), esposa do vereador Cláudio Henriques. A outra candidatura é do médico Pedrinho Cherene (PSDC), filho do ex-prefeito Pedro Cherene. Na chapa de Pedrinho, o comerciante Amarinho de Buena.

Quissamã – Em Quissamã ocorreu mudança em cima da hora. A dobradinha formada pelo ex-prefeito Octávio Carneiro (PP) e Juninho Selem (PR) não aconteceu porque o pai de Selem é vereador em cumprimento de mandato. Otávio formou chapa com o presidente da Câmara, Nilton Pinto, o Furinga (PR). A outra candidatura é da vereadora Fátima Pacheco, que tem por vice, o ex-prefeito Arnaldo Matoso (PMDB), que tem apoio do atual prefeito, Armando Carneiro (PSC).

Rio das Ostras – Em Rio das Ostras o PSC fez coligação com PDT/PSDB/PV/PP/PHS/PPL/PRB/PRTB/DEM/PSD/PSL/PTB/PCdoB/PT e lançou a candidatura do ex-prefeito e ex-deputado estadual Alcebíades Sabino, tendo por vice Gelson Apicelo (PDT). O vice-prefeito Benedito Wilton de Morais, o Broder, (PTN), é o candidato apoiado pelo atual prefeito Carlos Augusto Baltazar. Já o PR concorre com o professor, advogado e corretor de imóveis Eduardo de Castro, tendo como seu vice Silvinho. Outro candidato à prefeitura é o empresário do ramo da alimentação Zezinho Salvador (PSDC), que concorreu a uma vaga à Câmara, com 800 votos. Conta também com o apoio do PT do B.

Macaé – Em Macaé o PSD realizou sua convenção coligado com 13 partidos em clima de festa para lançar a candidatura do secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, ao cargo de prefeito, na sucessão de Riverton Mussi (PMDB). Mussi intentava indicar seu sucessor no próprio PMDB, mas acabou fechando com o PSD. Por sua vez, Christino disse que sua prioridade será fazer ajustes nas finanças do município, diante do presidente regional do PSD, Índio da Costa, que prestigiou a convenção. O Partido Verde (PV) lançou a candidatura do médico Aluízio Siqueira, numa coligação com PT/PC do B/PHS/PSC, tendo por vice o vereador Danilo Funke (PT). O PPS lançou candidatura própria com o empresário Zezé Abreu.

Cabo Frio – Em Cabo Frio a previsão é de uma polarização entre o ex-prefeito Alair Correa (PP) e o deputado estadual Jânio Mendes (PDT). Alair será novamente candidato e terá como vice o tucano Silas Bento, presidente da Câmara de Vereadores. A candidatura conta com o apoio do deputado federal Paulo Cesar Guia (PSD), que não conseguiu mobilizar mais do que quatro candidatos a vereador. O PDT lançou Jânio Mendes candidato a prefeito, com uma aliança de 14 partidos e terá como candidata a vice a evangélica Rute Schuindt, ex-vereadora.

Fonte: O Diário

Nenhum comentário: