Perfil

São Francisco de Itabapoana, Rio de Janeiro,Brasil
Florentino Cerqueira Azevedo (Tininho), entrei na politica em 1999,via Ex-Presidente da CMFSI Chiquinho Santana, no ano de 2001, funcionário público municipal concursado no cargo de economista, fui Sub-secretario de ADM da PMSFI quando Prefeito Pedro Cherene, até 2008; candidato a vereador pela 1ª vez, fui eleito com 1.651 votos na legenda do DEM; e fiquei na história como o mais votado do Município, sendo em seguida eleito Presidente do Legislativo sanfranciscano. Economista formado pela Candido Mendes, cursei Mestrato em Ecomonia Empresarial, na candido Mendes. Nascido em São Francisco de Itapaboana-RJ, na localidade de Imburi, filho de Florecilda e de Manoel Azevedo (Nezinho), tendo como irmãos Luciano e Maxsuel (Cocóia). Casado com Rachel Cerqueira e pai de Lara Cerqueira. Como Vereador reeleito em 2012, com 1208 votos, tenho reunido com meus colegas vereadores, e solicitado a todos, o melhor entrozamento com o Poder Executivo para que possamos promover o desenvolvimento tão sonhado do nosso Município. Tenho entre os meus objetivos aproximar o Legislativo Municipal da sociedade, na busca de soluções por meio de caminhos sustentáveis para o futuro da nossa Cidade.

Notícias

sábado, 18 de setembro de 2010

Audiência discute instalação de porto em Presidente Kennedy

Foi realizada nessa quinta-feira (16), em Presidente Kennedy (ES), Audiência Pública do Terminal Portuário da Ferrous Resources do Brasil. A sessão foi conduzida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), responsável pelo processo de licenciamento ambiental. A Audiência Pública se consolidou como uma oportunidade de diálogo entre representantes da empresa, comunidade local e poderes públicos municipal, estadual e federal.
porto O superintendente de Meio Ambiente da Ferrous, Cristiano Parreiras, apresentou o projeto da empresa, que contempla, além do terminal portuário para embarque de minério de ferro, a construção de uma planta de filtragem e estruturas administrativas de apoio à operação. O investimento da Ferrous será de R$ 2,5 bilhões. “Com o resultado positivo da Audiência Pública, a nossa expectativa agora é que a Licença Prévia do Terminal Portuário seja concedida pelo Ibama até o fim deste ano”, revelou Parreiras após a sessão.
O Terminal Portuário terá canal de navegação de 15 mil metros de extensão, 225 metros de largura e 23 metros de profundidade (calado). Com isso, o porto de águas profundas poderá receber até dois navios de grande capacidade de cargas, comportando cada um até 220 mil toneladas. Será construída também uma ponte de acesso de 5 mil metros mar adentro, ligando a retroárea ao píer de embarque.
Diálogo com as comunidades
Desde o início do processo de licenciamento ambiental, a Ferrous tem debatido amplamente com a população os impactos da instalação dos empreendimentos no município. Ocorreram diversas reuniões com membros da comunidade para debater o projeto, de forma que o planejamento integrado resulte no desenvolvimento sustentável da região.
Para Carlos Domingos, técnico em informática de Presidente Kennedy, a instalação do empreendimento na região vai fomentar o seu futuro negócio. “Pretendo montar até o fim do ano um galpão de reciclagem de materiais sólidos secos”. Carlos é um dos 20 integrantes do grupo de Fornecedores de Bens e Serviços, que busca maior representatividade e que discute soluções para a qualificação do comércio local. “Acreditamos que seremos um ponto de referência quando surgirem as futuras demandas”, diz.
Um dos principais pontos destacados foi a geração de empregos. No pico da obra, a previsão é de que sejam criados 3,5 mil empregos diretos. Na fase de operação a expectativa é gerar 400 postos diretos de trabalho.
untitledA Ferrous tem como prioridade a capacitação, formação e contratação de mão de obra, fornecedores e prestação de serviços regionais, fortalecendo, assim, sua cadeia produtiva. Por isso, a empresa investe na formação de alianças, como a participação no Grupo IMMO (Grupo de Intermediação Massiva de Mão de Obra), promovido pela Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Espírito Santo (Setades). O Grupo IMMO busca compartilhar experiências e articular ações para o desenvolvimento sustentável.
A Ferrous contratou a DVF Consultoria para mapear as necessidades de qualificação profissional e identificar a cadeia de suprimentos e as oportunidades de negócios e empregos na região de Presidente Kennedy, com vistas a atender às demandas do setor industrial com responsabilidade social. Assim, será possível fazer um levantamento detalhado das ofertas de serviços, fornecedores e mão de obra locais e das instituições de formação profissional.
Esse estudo, que deverá ser concluído até outubro, irá auxiliar a Ferrous na formatação do Plano de Capacitação e Formação de Colaboradores. Além disso, a empresa está em busca de parcerias com entidades voltadas para a qualificação de mão de obra, a começar pelo processo de alfabetização, que irá ampliar o acesso da população local às oportunidades de emprego e renda a serem geradas com o empreendimento.
Responsabilidade ambiental
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA/ RIMA) apresentado pela empresa contempla uma série de medidas mitigadoras, como os Programas de Gestão Ambiental, de Monitoramento dos Recursos Hídricos Superficiais e de Controle da Poluição.
Em Minas Gerais, onde estão concentrados seus ativos minerais, a Ferrous conduz vários trabalhos de recuperação ambiental. Na mina de Esperança, a empresa optou por primeiro recuperar as áreas degradadas para, posteriormente, iniciar o processo de licenciamento ambiental. Para a mina de Serrinha, a empresa assinou em 2008 Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para regularização ambiental. Desde então, a Ferrous vem cumprindo rigorosamente todas as exigências. Para a mina de Viga, a Ferrous firmou em julho deste ano Termo de Compromisso (TC) com o MPMG para acompanhamento do processo de licenciamento ambiental. A iniciativa da empresa é inédita e garantirá transparência e controle em todo o processo para obtenção das licenças ambientais.
Participaram da Audiência Pública o coordenador de Mineração e Obras Civis do Ibama, Jorge Luiz Cunha Reis, que presidiu a sessão; o analista ambiental do Ibama, Leandro Hartleben Cordeiro; o prefeito de Presidente Kennedy, Reginaldo Quinta dos Santos; o prefeito de Marataízes, Jander Nunes Vidal; o secretário de Meio Ambiente de Presidente Kennedy, Márcio Roberto Alves da Silva; o superintendente de Meio Ambiente da Ferrous, Cristiano Parreiras; e o gerente de projetos da CEPEMAR, Ítalo Pazolini, consultoria responsável pela elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA).
Sobre a Ferrous
Fundada em 2007, a Ferrous Resources do Brasil atua na pesquisa, prospecção, exploração, beneficiamento e comercialização de minério de ferro. Desde o início de seus projetos, a Ferrous vem recuperando passivos ambientais, como as minas de Esperança e Serrinha, em Brumadinho (MG). A empresa também possui as minas de Santanense, em Itatiaiuçu (MG); Viga, em Congonhas (MG); Viga Norte, em Itabirito (MG); e Jacuípe, em Coração de Maria (BA).
A mina de Viga será interligada ao Terminal Portuário de Presidente Kennedy por um mineroduto de aproximadamente 400 quilômetros, que irá atravessar 23 municípios, sendo 18 em Minas Gerais, três no Rio de Janeiro e dois no Espírito Santo. A Ferrous também estuda a construção de Usinas Siderúrgicas – uma em Presidente Kennedy e outra em Juiz de Fora (MG) – e três Usinas de Pelotização próximas ao porto, mas esses projetos estão em fase de negociação com potenciais parceiros estratégicos.
Fonte:  Via ES

Nenhum comentário: