Em Campos as usinas Coagro, em Goitacazes e Paraíso, em Tocos estão de portões fechados desde segunda-feira em cumprimento a determinação da Justiça Federal, que proibiu usinas da região de receberem cana-de-açucar com palha queimada. Além das duas estão na ação a Cia Norte Fluminense e as usinas Sapucaia e Pureza. A determinação da justiça também já começa a penalizar os trabalhadores rurais, hoje em torno de 10 mil na região. O fiscal de lavoura, Luís Carlos Cordeiro do Espírito Santo, 68 anos, é um deles e queixou-se por estar de braços cruzados e já sabe que essa semana não poderá contar com os R$ 120,00 que recebe por seu trabalho na lavoura.
- Toda a minha família (esposa e três filhos) depende do trabalho no campo e nas usinas. Estamos com medo das demissões e do fim do setor. A queimada protege os cortadores de cobras e outros animais perigosos. Utilizar máquinas, nem todos os proprietários de lavoura têm condições. Não quero defender a queimada e, sim, o meu emprego. Espero que essa situação se resolva o mais rápido possível , pois daqui a alguns dias não teremos mais o que comer dentro de casa e será uma desgraça total - disse ele.
Outro trabalhador que se diz penalizado é o caminhoneiro Clademir Reginaldo da Silva, 25 anos, que está parado em frente à usina Paraíso desde a madrugada de segunda-feira. Ele não pode descarregar e não sabe o que fazer com a carga.
- Não posso descarregar a cana, não posso pegar estrada porque estou sujeito a ser preso e também não posso abandonar a carga. Sinceramente não sei o que fazer. Estou aqui há três dias passando fome e frio, e ninguém dá solução. Sinto que o desemprego começa a bater na porta – lamentou o caminhoneiro, responsável pela carga de cana colhida em Conselheiro Josino , Norte de Campos.
Cenário – A moagem no Norte Fluminense teve início na segunda quinzena do mês de maio e a estimativa é que cerca de 2,1 milhões de toneladas de cana-de-açucar sejam colhidas, um aumento em torno de 10% em relação ao ano passado. Do total de cana esmagada, 57% vão para álcool e 43% para açúcar.
Fonte: Folha da Manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário